Concessionária Fiat, Foz do Iguaçu - PR

Por Autofoz 30/10/2020

É muito comum que algumas pessoas acabem por manter seus carros parados, principalmente no momento que estamos passando, tendo em vista que a recomendação é ficar em casa. Porém, isso não significa que não é necessário revisa-los de vez em quando. E os procedimentos de manutenção do carro nestas circunstâncias também são um pouco diferentes, afinal, mesmo parado, um veículo ainda pode se desgastar e algumas de suas peças podem perder sua efetividade.

Pontos de atenção na manutenção do carro parado:

1. Bateria

Em utilização normal, uma bateria pode durar entre 2 e 3 anos, o que é mais que suficiente. Porém, caso o veículo fique parado por muito tempo, ela pode começar a perder carga mais rapidamente de forma passiva, se tornando inutilizável em menos de um ano. Um prazo curto demais para uma peça de valor tão alto.

2. Sistema de alimentação de combustível

O sistema de alimentação de combustível pode sofrer impactos quando o carro fica parado por um período significativo. O combustível comum, ao envelhecer, pode soltar resíduos que podem se fixar em diferentes partes do sistema, prejudicando o fluxo e, em alguns casos, causando entupimentos. É importante ligar o carro uma vez por semana por aproximadamente 20 minutos, porém sempre em áreas externas para evitar qualquer risco de envenenamento pelos gases de escapamento.

3.Pneus

Outro componente indispensável para a locomoção do veículo e sua segurança é um bom conjunto de pneus. Após um período longo na mesma posição, eles podem perder pressão e deformar. Por isso, é importante verificar a pressão e o estado geral dos pneus na manutenção do carro. Também é importante calibrar os pneus antes de deixar o carro em parada prolongada. Essa calibragem deve ser feita conforme a orientação do fabricante.

4.Fluidos

Também é de suma importância atentar aos fluidos na hora da revisão do carro. O fluido dos freios e o òleo lubrificante do motor e transmissão, observando a data de validade dos produtos e o funcionamento das partes do carro.

5.Filtros de ar, combustível e óleo.

Os filtros do carro são usados para manter seus sistemas limpos e melhorar seu funcionamento ao longo do tempo. O de ar impede o acúmulo de sujeira no motor, o de combustível evita entupimentos e o de óleo facilita a lubrificação automotiva. Todos estes são indispensáveis para a longevidade do veículo.

 

Curtiu? Fique atento a mais postagens para ficar ligado no mundo automotivo!

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.