Como fazer baliza (passo a passo).

Como fazer baliza (passo a passo).

Como fazer baliza (passo a passo).

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, a Abramet, revelou que cerca de dois milhões de brasileiros têm medo de dirigir. Com um trânsito cada vez mais caótico, principalmente nas grandes cidades, para alguns habilitados, pegar no volante virou sinônimo de tensão, desgaste e estresse.

 

Segundo a Associação, as mulheres são as que mais “sofrem” no trânsito brasileiro, entre os dois milhões que têm a fobia de dirigir, incríveis 80% são do sexo feminino. Um índice super alto e até mesmo preocupante. Muitos especialistas explicam que por trás deste bloqueio, existe um trauma, podendo ter surgido na infância, ou através de um acidente no trânsito.

Um dos primeiros passos para deixar esse ‘’medo’’ é deixar de ver o veículo como uma arma. Se você já possui CNH (Carteira Nacional de Habilitação), tente começar a praticar, quanto mais você treinar, mais seguro ficará e perderá o medo.

 

A baliza.

Você deve conhecer alguém que tem muita dificuldade de estacionar o carro ou até mesmo de dirigir no dia a dia. A questão é que conduzir um veículo pode gerar algumas dificuldades, principalmente no início, para quem está começando. Podemos até identificar um dos principais medos no processo de primeira habilitação. Fazer a baliza e encarar subidas são as principais delas.

Para alguns iniciantes, tudo isso pode ser um bicho de sete cabeças, mas bastam algumas técnicas ensinadas pelo instrutor de auto-escola para que tudo facilite.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) ainda aponta certas causas de infrações referente ao estacionamento irregular do automóvel, que são:

- estacionar em guia de calçada rebaixada destinada à entrada/saída de veículos; sobre ciclovia ou ciclofaixa; nas ilhas ou refúgios; ao lado ou sobre canteiro central/divisores de pista de rolamento; ao lado ou sobre marcas de canalização; sobre gramado ou jardim público; em guia de calçada rebaixada destinada à entrada/saída de veículos e a mais comum: impedir a movimentação de outro veículo.

 

Baliza: como estacionar o carro corretamente?

Para muitos motoristas, estacionar entre dois carros pode ser algo bem incômodo. Para aqueles que possuem fobia, na primeira tentativa pode sentir ansiedade e nervosismo no momento, o que é péssimo, já que a ansiedade é a inimiga causadora de uma má baliza. Se você faz parte dos que sofrem fazendo baliza, preparamos a seguir um passo a passo para estacionar de forma correta para nunca mais errar.

 

1) Primeira etapa: alinhando o carro

O primeiro passo será alinhar o seu carro de forma paralela ao veículo da frente, fique lado a lado. Com os retrovisores alinhados, acelere levemente, sem pisar forte no acelerador.

 

2) Segunda etapa: hora de virar o volante

Com tudo certo no primeiro passo, agora, vamos virar o volante todo. Aqui é bem simples, com o carro bem posicionado, gire o volante no sentido da vaga. Se for estacionar no lado direito, vire a direção para a direita. Já se for do lado esquerdo, basta virar a direção para a esquerda. Simples, né?

 

3) Terceira etapa: entrando na vaga

Com o automóvel bem posicionado e o volante virado corretamente, engate a marcha ré, bem suavemente comece entrando na vaga, lembrando que deve ser devagar. Algumas dicas: assim que o farol dianteiro do seu carro estiver colateral ao para-choque traseiro do automóvel na sua frente e se você consegue enxergar através do retrovisor esquerdo o farol dianteiro do veículo de trás, deu tudo certo, pare a partir daí a ré e vamos para a quarta etapa.

 

4) Quarta etapa: desvirando o volante

Lembra que no segundo passo viramos todo o volante? Iremos desvirá-lo a partir daqui, só que para o sentido inverso. Vire até o final e vamos para a última etapa.

 

5) Quinta etapa: acertando o carro na vaga

Chegou a hora de finalizar a baliza. Com a direção virada para o sentido contrário, você irá acertar o posicionamento do veículo na vaga. Bem suavemente, para evitar encostar nos outros obstáculos, deixe o carro alinhado no espaço. Pronto, encerramos. 

Fonte: Notícias Automotivas.

LIGAMOS PARA VOCÊ

Informe seu telefone de contato para que um de nossos consultores lhe retorne.