Concessionária Fiat, Foz do Iguaçu - PR

Por Autofoz 24/08/2020

O pneu é um dos componentes fundamentais para garantir a segurança e a dirigibilidade do veículo. Não basta simplesmente calibrá-los periodicamente e realizar as manutenções e revisões de acordo com o fabricante do veículo. Para assegurar que seu carro rode seguro e sem maiores problemas, é necessário utilizar o tipo certo de pneus — levando em consideração o tipo do seu carro e o uso. E para ajudá-lo a fazer a escolha certa, listamos aqui alguns tipos de pneus mais utilizados. Confira!

1. Pneus convencionais

São os modelos mais utilizados e que equipam a grande maioria dos modelos vendidos pelas montadoras. Os pneus convencionais são para uso em cidades, não apresentando nenhuma característica especial. Eles possuem boa durabilidade quando utilizados corretamente, mas apresentam grande desgaste em solos irregulares ou estradas de terra. Também podem ser utilizados em estradas, mantendo bom desempenho e baixo desgaste.

2. Pneus ecológicos

Esses tipos de pneus são produzidos de forma diferente dos convencionais. Esse modelo utiliza  a sílica em substituição ao negro-carbono, isto produz menos ruídos e permite uma redução no consumo de combustível. Também são chamados de “pneus verdes” e possuem as mesmas aplicações dos convencionais, porém são um pouco mais caros.
Algumas montadoras já utilizam este modelo em alguns veículos, outras afirmam que se tem uma perda de performance do carro. O fato é que os “pneus verdes” são uma ótima opção para quem busca economia de combustível.

3. Pneus de alta performance

Os pneus de alta performance são destinados a veículos de alta potência. Esses modelos têm elevada área de contato, o que permite maior tração do veículo. Os pneus de alta performance possibilitam ao veículo um melhor desempenho, porém sofrem um desgaste muito mais acentuado do que os demais tipos de pneus.
São indicados somente para carros de corrida, modelos utilizados em pistas e também carros de competições de arrancada. Esses pneus garantem um bom desempenho, porém custam bem mais caro.

4. Pneus off-road

Modelo para quem tem um jipe ou SUV e gosta de passear na lama e nos mais diversos tipos de terreno. Os pneus off-road são aqueles que possuem sulcos mais profundos e robustos, que permitem utilizar o carro mesmo em terrenos arenosos.
Esses pneus possuem ótimo desempenho na terra, mas no asfalto sofrem muito mais desgastes. Além disso, quando utilizados na cidade, elevam o consumo de combustível do veículo. São pneus de aplicações específicas e que devem ser utilizados somente para uso off-road.

5. Pneus mistos

Os pneus mistos são aqueles que ficam entre os convencionais e de uso off-road. São pneus que podem ser utilizados tanto nas cidades quanto em estradas de chão/estradas de terra. Esse modelo permite um desempenho favorável em ambos os solos, mas obviamente não se compara com a performance dos pneus de aplicação específica.
Grande parte dos jipes e SUVs vendidos utilizam esse tipo de pneu, que é ideal para pessoas que trafegam com o veículo na cidade e eventualmente se aventuram em terrenos irregulares.

Gostou e quer saber mais? Fale com a gente!

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.