Concessionária Fiat, Foz do Iguaçu - PR

Por Autofoz 09/12/2020

Cuidar da pintura de carro é algo fundamental para a valorização do veículo. Já parou para pensar nisso?

Fuja do sol em excesso


Sim, o sol dá cor ao mundo. Mas ele também tira o brilho, sabia? Se tem dúvidas a esse respeito, basta observar para ver como as cores se desbotam rapidamente ao ar livre. A boa notícia é que as pinturas automotivas não sofrem mais tanto desse mal, já que filtros UVA e UVB a protegem da radiação solar.

Encere sem exageros

Em relação à proteção da pintura, portanto, o enceramento é essencial seja para manter a estética do veículo, valorizando a cor e realçando o brilho, seja para garantir proteção, é preciso ter cuidado para não pesar a mão no enceramento.

Alguns processos de enceramento envolvem polimento. Nesse caso, geralmente uma politriz (máquina de polir) é usada, criando um abrasamento (pequeno desgaste) no verniz da tinta. Se isso for feito com muita frequência, camadas da tinta serão danificadas. Por isso, tenha moderação!

Treine suas habilidades de manobra

Os piores e mais instantâneos danos à pintura automotiva são aqueles causados nas manobras. Estacionar em uma garagem pequena ou se encaixar em uma vaga apertada demais podem ser grandes desafios até para um motorista inexperiente e, pior ainda, para a lataria do automóvel.

Tenha cuidado com as capas

Ser pai ou mãe coruja às vezes cobra seu preço. Pelo excesso de preocupação, há proprietários que exageram nas capas para o veículo. A princípio, esse cuidado pode até ser positivo, mas deve ser usado nas situações devidas e não a todo tempo.

Anote aí: as capas são recomendadas para o caso de longos períodos de desuso do carro. Do contrário, só a rotina de colocar e tirar a capa já pode arranhar a pintura. É importante também buscar tecidos transpiráveis, como aqueles típicos das camisas de futebol, pois as capas abafadas retêm umidade, podendo causar bolhas.

Saiba onde e como guardar seu veículo

Muitos danos à pintura do carro podem acontecer enquanto ele está parado. Afinal, existem inimigos da lataria espalhados por todo lugar, de fezes de pássaros a seivas de plantas, passando pelo sol forte e até por quedas de granizo. O ideal, assim, é sempre deixar seu veículo em local coberto, longe desses agentes prejudiciais.

Que tal compartilhar essas dicas nas suas redes sociais para ensinar seus amigos e também a família a cuidar da pintura automotiva?

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.