Direção hidráulica dura, o que pode ser?

Direção hidráulica dura, o que pode ser?

Direção hidráulica dura, o que pode ser?

O sistema de direção é um dos mais importantes itens de um automóvel. É com ele que é possível de fato guiar um carro, mas este dispositivo possui algumas particularidades, podendo ser mecânico, hidráulico ou elétrico. Mas, o segundo tipo ainda é o mais utilizado nos veículos de modo geral. Porém, se a direção hidráulica ficar dura, o que pode ter ocorrido? Em qualquer sistema de direção, é importante que o dispositivo esteja em pleno funcionamento para que haja segurança ao conduzir. Um defeito na direção pode causar um acidente muito grave, com possibilidade de fatalidade, envolvendo motorista, passageiros e terceiros. 

 

Direção hidráulica dura, o que pode ser?

No caso de direção hidráulica, o sistema é acionado por pressão de um fluído hidráulico que funciona como assistência ao esforço de virar o volante, reduzindo assim muito a carga de trabalho para o motorista. Esse auxílio permite que a direção fique bem leve, ajudando em manobras e independente do tamanho ou peso do veículo.

Mas, o que acontece com a direção hidráulica dura? Esse endurecimento do sistema pode ter diversas causas. Por isso, é bom observar as possíveis causas para a falha do sistema. Confira abaixo:

1. Fluído hidráulico

A direção hidráulica utiliza um tipo de fluído químico (DOT) que é utilizado dentro de um circuito fechado e pressurizado, onde este circula para reduzir os esforços no volante. Como todo fluido, este também tem características que precisam ser atendidas, mas o que mais acontece é o complemento errado do nível do mesmo.

Assim, com uma quantidade maior do que o necessário, o fluído acaba acumulando resíduos no circuito hidráulico e perdendo a eficiência. Por isso, o recomendável é manter o nível ideal do fluido. Tais resíduos podem entupir os dutos do sistema e até mesmo danificar a bomba da direção.

Estes dois problemas são graves, pois imediatamente a direção hidráulica perde eficiência e passa a ficar dura, reduzindo a assistência no volante e tornando o sistema mecânico novamente, o que exige um esforço muito maior para fazer manobras e mesmo para manuseio durante a condução. 

2. Falta de fluído

Outra causa possível para a direção hidráulica ter ficado dura é a falta do fluído dentro do sistema. Assim como o excesso também deixa o dispositivo mais duro, a falta do óleo que circula no sistema também. É importante, nesse caso, observar o nível do fluído, que não deve estar abaixo do mínimo.

A falta do fluído imediatamente aumenta o esforço ao esterçar a direção. A causa para isso provavelmente é um vazamento no circuito hidráulico, que reduz o nível interno e exige dos componentes maior esforço. Pode ocorrer em diversas partes do conjunto, sendo necessária uma inspeção para se verificar o local exato do vazamento e consequentemente seu reparo.

A contaminação do fluído também aumenta a dureza da direção hidráulica, fazendo com que os resíduos entupam o filtro e tais impurezas atinjam o compressor do sistema, que é acionado mecanicamente (ou eletricamente no sistema eletro-hidráulico).

Para se verificar o nível, é preciso que o motor esteja frio e o carro em um lugar plano. Caso esteja abaixo do mínimo, adicione uma quantidade do mesmo tipo de fluido (DOT) para completar até o limite, jamais passando dessa marca para se evitar os problemas relacionados acima.

A fata de fluído no sistema também gera ruídos ao esterçar o volante, indicando um esforço extra do sistema para virar as rodas, o que é prejudicial ao sistema se permanecer por muito tempo dessa forma. 

3. Correia

Mais uma causa para a direção hidráulica ter ficado dura é a tensão da correia. Normalmente, os carros modernos possuem uma correia universal, chamada “Poly-V”, que aciona diversos sistemas do veículo ao mesmo tempo. Porém, esta possui um tensor de pressão, que deixa a correia na tensão certa para mover de forma correta as polias acionadas.

Se a tensão for baixa, a correia irá patinar ou escorregar sobre as polias, especialmente a da direção hidráulica. Nesse caso, não girando na velocidade normal de trabalho, o compressor reduz a pressão no circuito hidráulico e isso afeta diretamente o esforço no volante. Por isso, é necessário manter a tensão correta dessa correia, ajustando o tensor. O desgaste da correia ou sua quebra também acarretam no endurecimento imediato da direção, assim como do tensor. 

4. Outras causas

Outras causas podem gerar uma direção hidráulica dura. As mangueiras do circuito hidráulico, por exemplo, podem estar com vazamento ou obstruídas. Além disso, a própria bomba de compressão do fluido pode estar com baixa pressão devido a diversos fatores mecânicos.

Mas não para por aí. A coluna de direção pode estar desalinhada, assim como o mecanismo do sistema de direção, que pode estar avariado em alguma parte, ou até mesmo o sistema de direção pode apresentar problemas em terminais de direção com pivôs danificados.

Substituindo o fluido

A troca do fluido da direção hidráulica é necessária quando há uma problema no sistema ou quando se faz um reparo, onde é preciso mexer no conjunto da direção. Porém, como todo óleo, há um prazo de validade para este fluido. Assim, dependendo do modelo, o período de troca varia bastante, mas normalmente se dá acima de 50.000 km. A recomendação é realizar a troca em uma oficina especializada, que vai oferecer um serviço com garantia. 

 

Fonte: Notícias Automotivas.

 

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