Blog Autofoz

Documentos necessários para a transferência do seu veículo

Documentos necessários para a transferência do seu veículo

Saiba quais são os documentos necessários para a transferência do seu veículo

A transferência do veículo é um procedimento obrigatório. Então, saiba quais são os documentos necessários para a transferência do seu veículo, que deve ser realizada de acordo com a lei, possuindo prazos e podendo incidir em penalidades, caso não seja feita da maneira correta.

Neste post, você vai encontrar o passo a passo de como realizar a transferência do seu veículo.

O que é transferência de veículo?

A transferência do veículo é a mudança de propriedade. A transferência do veículo deve ser realizada toda vez que mudar de dono.

Onde posso realizar a transferência do veículo?

A transferência do veículo pode ser realizada junto ao Detran ou nos postos de atendimento avançados de sua cidade.

Quais documentos são necessários para a transferência?

Para dar entrada na transferência de seu veículo, o comprador precisa do CRV (Certificado de Registro de Veículo) assinado pelo vendedor e com firma reconhecida em cartório, RG ou CNH, CPF, comprovante de residência, laudo de vistoria feita pelo DETRAN do estado ou empresa credenciada e comprovante de pagamento das taxas referentes à transferência.

5 coisas que você precisa saber sobre a transferência:

1. Se for vender, é importante fazer o comunicado de venda para se resguardar de possíveis multas caso o novo proprietário não complete a transferência.

2. Uma vez que o documento de transferência é assinado, o novo proprietário tem 30 dias para estar com a posse dos novos CRV e CRLV.

3. Quando a transferência é feita por meio de despachantes é cobrada uma taxa extra pelo serviço.

4. Veículos transferidos que ainda não possuam placas no padrão atual precisam efetuar também a troca da placa, serviço que é cobrado separadamente.

5. A única situação em o documento do carro não está em nome do proprietário ocorre quando o veículo está financiado pela modalidade leasing, que fica no nome da empresa financiadora.

Qual o prazo para realizar este processo de transferência do veículo?

Os prazos para transferência do veículo são definidos em 30 dias pelo CTB. Os parágrafos 1º e  do artigo 123 especificam o procedimento:

Art. 123:

§ 1º No caso de transferência de propriedade, o prazo para o proprietário adotar as providências necessárias à efetivação da expedição do novo Certificado de Registro de Veículo é de trinta dias, sendo que nos demais casos as providências deverão ser imediatas.

 

§ 2º No caso de transferência de domicílio ou residência no mesmo Município, o proprietário comunicará o novo endereço num prazo de trinta dias e aguardará o novo licenciamento para alterar o Certificado de Licenciamento Anual.

 

 Para outras informações, você pode acessar o site do Detran.

 

Está pensando em trocar de veículo? Visite o site da Autofoz e confira os novos e seminovos, além de outros serviços que temos para lhe oferecer.

Comentários
Seja o primeiro a comentar
Deixe seu Comentário

LIGAMOS PARA VOCÊ

Informe seu telefone de contato para que um de nossos consultores lhe retorne.