Blog Autofoz

Geralmente, onde está localizado o Filtro de Combustível?

Geralmente, onde está localizado o Filtro de Combustível?

O filtro de combustível é o elemento no automóvel que impedirá que impurezas e partículas nocivas ao bom funcionamento do motor alcancem o sistema de injeção do veículo e posteriormente a câmara de combustão. Água, ferrugem e outros resíduos presentes no combustível ou no fundo do tanque, acabam sendo retidas pelo filtro. Apesar de pequeno e simples, o filtro de combustível é um item que demanda substituição em determinados períodos de tempo, geralmente entre 10.000 km e 15.000 km, mas isso também depende de cada marca e/ou veículo.

 

Onde fica o filtro de combustível?

No passado, os carros geralmente portavam o filtro de combustível próximo do motor, dentro do cofre. Como o elemento filtrante deve ficar próximo da bomba, esta era sempre mecânica e integrada ao propulsor. Assim, o filtro também ficava por perto. 

Com o surgimento da injeção eletrônica, os dispositivos passaram a ser mais elétricos e assim o filtro de combustível seguiu o caminho de sua velha companheira, a bomba de combustível. Como era preciso uma bomba elétrica, o motor deixou de ter este item integrado ao seu corpo.

Dessa forma, a bomba de combustível foi integrada ao tanque de combustível, passando a estar dentro do reservatório. Assim, o filtro de combustível ficou próximo, localizado geralmente abaixo da carroceria, mas perto do tanque, sendo ainda fixado da mesma forma que no passado, mas agora em uma área externa.

Em alguns carros, o filtro de combustível passou a ser integrado à bomba de combustível, dentro do tanque. A alteração protegeu mais o elemento, porém, a substituição ficou mais complicada, pois é necessário retirar a bomba e o elemento filtrante.

Comentários
Seja o primeiro a comentar
Deixe seu Comentário

LIGAMOS PARA VOCÊ

Informe seu telefone de contato para que um de nossos consultores lhe retorne.