Concessionária Fiat, Foz do Iguaçu - PR

Por Autofoz 05/02/2020

Ei você! Está pensando em comprar ou vender um veículo?

Então se liga nesse Golpe!

Isso mesmo que você leu acima, Golpe! Está ocorrendo muitos golpes pela internet, WhatsApp provavelmente você conhece alguém que foi prejudicado com isso ou até você mesmo, não é?

O sonho de consumo de muitos brasileiros é ter seu carro, seja ele para trabalho ou lazer, mas infelizmente existem pessoas que tiram vantagens em cima disso. E estamos sujeitos a isso tanto na compra, quando na venda do carro!

Mas fique tranquilo você está no lugar certo, a Autofoz listou para você que é nosso cliente ou que ainda não comprou com a gente, mas tenho fé depois de ler esse texto vai agendar um horário com nossos consultores, aliás já anota aí 45 3520 1212 (risos). 

Voltando ao assunto, senta aí e pega um café e bora se informar!

Vamos começar pela Compra do automóvel, então antes de fechar o negócio:

CONFIRA SE O CARRO É REAL

Isso mesmo, sei que parece estranho, mas precisamos falar sobre o que une esse truque de mágica com os golpes. Ou seja, o “completar buracos”, pois quando olhamos a foto de um carro, assumimos que ele é real e que aquela pessoa é realmente dona dele.

Mas qualquer pessoa pode tirar a foto de um carro na rua ou até mesmo copiar de um site e postar na internet, não é mesmo? E assim nascem os golpes pois eles usam essa foto para convencer a vitima de que o carro existe, e para ser ainda mais convincente eles anunciam o veículo com preço mais barato, afinal quem é que não gosta de um bom negócio, não é mesmo?

Então deixo para você a dica: MARQUE UMA VISITA PARA VER PESSOALMENTE ESTE AUTOMÓVEL.

DOCUMENTAÇÃO DO AUTOMÓVEL

Nos dias atuais ainda é comum encontrar golpes da pessoa que aluga um carro e oferece para vendê-lo por um preço mais baixo, ou da compra do carro financiado, onde ele “mantém” o financiamento em nome do ex-proprietário.

E para evitar isso verifique toda a documentação do veículo junto ao seu despachante de confiança, se certificando de que está em nome do vendedor e se há algum gravame sobre ele.

ü  RESTRIÇÕES JURIDICAS DO CARRO

Um velho e não menos comum é o golpe de tentar se livrar de um automóvel com restrição jurídica, ou seja, o cara tem o compromisso e não paga, e então a justiça penhora o automóvel. E o espertão para não perder o bem, ele vende com preço menor do que vale e some com dinheiro!

E aí o comprador recebe uma comunicação da justiça dizendo que o negócio não poderia ter acontecido e perde o veículo.

Então para não cair em cilada meu amigo, consulte as restrições jurídicas do carro, veja se tem bloqueio Renajud (lista digital).

 

PREÇO ABAIXO DO MERCADO

Cuidado, pois, a primeira forma de evitar cair no golpe é desconfiar de ofertas BOAS DEMAIS, ou seja, valores abaixo do praticado no mercado.

Se liga aí, preço abaixo da FIPE, insistência desesperadora do vendedor, são formas que os golpistas usam, com o objetivo de não dar espaço para que você pense e perceba O GOLPE.

PAGAMENTO ANTECIPADO

Muitas vezes o golpista pede um sinal ou diz que tem outro interessado e precisa de um depósito para “segurar” o carro. Eles chegam até a emitir boletos falsos, para enganar a vítima.

Então não faça pagamento antes assinar o contrato de compra e venda do carro.

VISTORIA CAUTELAR

Eis aqui o queridinho de todos, aquele que põem por terra qualquer tentativa de fraude ou golpe.

A vistoria cautelar é um processo que analisa a estrutura, os documentos e o histórico do veículo.

Ou seja, ele mostrará para você se o carro é licito!

-----

Agora é a vez de quem quer vender o automóvel, vamos lá?

A quem pense que tipo de golpe é mais difícil, mas não. Existem muitos golpes por aí dando prejuízo ao vendedor. E para lhe ajudar veja abaixo algumas dicas importantes antes de fechar a venda:

COMPENSAÇÃO DO VALOR PAGO

É valido você primeiro aguardar o dinheiro cair em sua conta, para então dar entrada no processo de transferência do veículo e fazer a entrega.

ü  PAGAMENTO EM CHEQUE

Um comprado mal-intencionado pode passar uma série de cheques e depois sustá-los, ou ainda pode falsificar cheques.

Por segurança não aceite cheque como forma de pagamento, somente à vista, por transferência ou cartão de crédito.

Ah não parcele por conta própria ok!

 

MARQUE VISITA EM LOCAL PÚBLICO

E aí você anuncia na internet seu carro, e o interessado quer ver de pertinho essa belezura. Que bom né? Já até respiramos aliviados quando queremos fazer um negócio e ele rapidamente nos traz um retorno.

Mas calma lá!

Melhor lugar para você marcar esse encontro é um LOCAL PÚBLICO, sim não é na sua casa! Escolha um shopping, uma praça, um local onde você seja visto e ouvido caso precise de ajuda.

CRV

Documento importantíssimo do seu veículo, que deve ser imediatamente preenchido e registrado junto ao DETRAM. Afim de evitar multas em seu nome pelo mais novo proprietário.

ü  ANÚNCIO CLONADO

Hoje é muito comum pessoas físicas anunciarem seus veículos nas plataformas digitais, e com isso os golpistas aproveitam a oportunidade clonando o anúncio, e postando em valor menor.

Então, o golpista entra em contato com a vítima se passando por um interessado naquele carro. Ele pede informações, fotos e vídeos, afirmando estar prestes a fechar negócio.

Enquanto isso, no entanto, o golpista está usando as mesmas informações, fotos e vídeos com outros compradores, que estão no anúncio clonado, com valor de venda abaixo da média. Quando um dos compradores decide fechar negócio, o golpista avisa a sua vítima de que vai enviar um “sócio” para ver o carro e assinar o contrato de venda.

Em resumo a história é 38 enganados (Chaves) afinal para o comprador, ele finge ser o vendedor; e para o vendedor, ele finge ser o comprador.

Mas é isso amigos, espero que tenham lido com muita atenção e essas informações sejam lembradas em momento oportunos!

Obrigada por ter lido até aqui!

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.