Concessionária Fiat, Foz do Iguaçu - PR

Por Autofoz 27/02/2020

Com o passar do tempo, o carro vai perdendo um pouco do brilho, fazendo com que o veículo não pareça tão belo como no início. Por isso, separamos para você algumas dicas de como cuidar da pintura do seu carro, que o ajude a mantê-la sempre brilhante. Confira!

  1. Limpe o carro
    Pode parecer óbvio, mas o primeiro passo para manter a durabilidade da pintura do carro é limpar o veículo com uma certa frequência. Com o passar do tempo, a sujeira acaba danificando a lataria e, dependendo das impurezas, pode até manchá-la permanentemente.
    Os dejetos dos passarinhos, por exemplo, podem causar grandes danos em metais, por conta da sua composição ácida extremamente corrosiva. O mais indicado é lavar o carro uma vez por semana. Mas se o veículo não trafega com frequência em ambientes poluídos, o intervalo pode ser aumentado para cada 15 dias. Para realizar a limpeza, basta usar sabão neutro ou sabão próprio para carros.

  2.  Realize a limpeza na sombra
    Para manter o carro limpo e a pintura brilhando, o indicado é que a limpeza do mesmo seja feita à sombra e com o automóvel frio. Isso porque determinadas substâncias, em contato com a luz solar ou o calor, podem sofrer alterações em sua composição, ocasionando manchas e danos à pintura.

  3. Aplique cera
    Ao sair da fábrica, os veículos contam com uma camada protetora que, com o tempo, vai se desgastando. E a melhor forma de devolver essa proteção ao carro é por meio da aplicação de cera. A utilização deste produto garante uma superfície protegida e com muito mais brilho, mantendo a aparência de novo.
    O recomendado é que a cera seja aplicada logo após a lavagem, a cada dois ou três meses. Além disso, lembre-se de que as ceras comerciais têm uma durabilidade média de um mês e que os produtos profissionais resistem de seis meses a um ano.

  4. Realize o polimento do veículo
    Pode ser que as dicas acima não foram seguidas à risca e a pintura do veículo se encontre danificada. Neste caso, o mais indicado é o polimento do veículo. Também conhecido como revitalização, cristalização ou espelhamento, o polimento é um processo abrasivo, que remove uma fina camada de tinta do automóvel, eliminando as manchas e riscos leves, revitalizando a aparência da mesma.
    O serviço, que só deve ser realizado com o carro extremamente limpo, possibilita excelentes resultados, recuperando as características originais do carro. Depois de realizado, o aconselhado é encerar o carro para manter uma camada protetora e garantir a permanência dos resultados obtidos.
    É importante destacar que o polimento só deve ser realizado por profissionais capacitados, pois, se for feito de maneira incorreta, será preciso fazer uma pintura nova para reparar os danos.

  5. Cubra o veículo e estacione à sombra
    Deixar o carro na garagem coberta é sempre a melhor alternativa quando o assunto é proteger o veículo. Entretanto, se for preciso estacionar em local descoberto, tente deixar o veículo à sombra, evitando os locais abaixo de árvores, já que os dejetos dos passarinhos também são prejudiciais.
    E se o carro ficar parado por muito tempo, talvez a melhor alternativa seja a utilização de uma capa, desde que seja de boa qualidade, como a de polietileno especial texturizado com forração total, e seja colocada e retirada com muito cuidado.

 Agora que você já sabe como cuidar da pintura do carro, fique ligado em nosso Blog que logo mais postaremos outras dicas.