Saiba tudo sobre as cadeirinhas de carro.

Saiba tudo sobre as cadeirinhas de carro.

Saiba tudo sobre as cadeirinhas de carro.

Para preservar a integridade física da criança durante o transporte em veículos, é importante usar cadeiras certificadas que sejam apropriadas ao tamanho e ao peso da criança e que se adaptem devidamente ao automóvel.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, transportar crianças em veículo automotor sem a devida segurança estabelecida configura-se como infração gravíssima.

O Departamento Nacional de Trânsito reforça  que os pais devem ficar atentos às instruções do manual das cadeiras especiais, pois a maioria das cadeiras e assentos de segurança é fixada de forma incorreta.

“É fundamental o uso adequado da cadeirinha seguindo as instruções corretas de instalação e tipo referente a cada idade. É mais do que provado que a cadeirinha pode salvar vidas e também minimiza a consequência do acidente na criança”, explicou a coordenadora-geral de Infraestrutura no Trânsito, Juliana Lopes.

Preciso mesmo usar cadeirinha no carro?

Sim, a cadeirinha é essencial. Como o uso é obrigatório no Brasil, quem não utilizar a cadeirinha de carro será punido com multa. Mais importante que a obrigatoriedade por lei, porém, é a segurança do seu filho.

Grande parte dos acidentes acontece perto de casa, em ruas onde a velocidade não passa de 60 km/h, por isso é importante usar o equipamento sempre.

O corpo das crianças é frágil, e as cadeirinhas são projetadas para segurá-las nos pontos mais resistentes do organismo, de modo a causar o mínimo de ferimentos internos.

O próprio impacto com o cinto de segurança, quando ele está na posição inadequada ou muito largo, pode causar lesões nos órgãos e levar à morte.

Usar cadeirinha de carro para crianças deve ser um procedimento automático. Acostume seu filho desde pequeno a sempre usar a cadeirinha no banco de trás.

Confira as regras para cada idade:

Os modelos de cadeira de veículos variam de acordo com a idade de cada criança.

1) Bebês de até 1 ano de idade devem ser transportados no banco de trás do carro no bebê conforto, de costas.

2) Crianças entre 1 e 4 anos devem ficar na cadeirinha presa com o cinto e no banco traseiro.

3) Crianças com idade entre 4 e 7 anos e meio, deve ser utilizado um assento de elevação no banco de trás.

4) Crianças com idades entre 7 anos e meio e 10 anos devem utilizar apenas cinto de segurança no banco de trás.

Fonte: www.brasil.gov.br

LIGAMOS PARA VOCÊ

Informe seu telefone de contato para que um de nossos consultores lhe retorne.