Viagem sem custos.

Viagem sem custos.

Viagem sem custos.

Viajar é uma boa maneira de aproveitar os feriados. Mas, antes de aproveitar sua folga, é sempre bom estar atento ao estado de conservação de seu carro ou moto. Confira abaixo algumas dicas para você ler antes de pegar a estrada.

1. Check-up geral no veículo: Não esqueça de dar aquela revisada geral em seu veículo.Olhe com atenção o nível do óleo, estado de conservação dos pneus e a altura do facho do farol. E verifique também a presença dos equipamentos obrigatórios (estepe, macaco e triângulo de sinalização, entre outros).

2. Calibre os pneus: Andar com os pneus na calibragem errada prejudica a dirigibilidade, afeta o consumo de combustível e ainda reduz a durabilidade da borracha. Confira a pressão indicada pelo fabricante (em uma etiqueta presa à lateral da porta do motorista ou no manual) e faça o ajuste correto antes de iniciar a jornada.

3. Verifique o óleo: Revisar o conjunto mecânico do veículo antes da viagem é fundamental para antecipar possíveis problemas que só serão acusados com o uso contínuo na estrada. Um dos itens a que se deve atentar é o óleo do motor. 

4. Lave o carro: Há necessidade de lavar o carro antes de pegar a estrada? Sim, pois além de facilitar a visibilidade, um veículo limpo também elimina qualquer chance de mau funcionamento dos sensores, importantes especialmente em veiculos com tecnologias de condução semiautônoma que precisam de sensores e radares para funcionar bem, como controle de cruzeiro adaptativo e alerta de permanência em faixas.

5. Leia o manual: Algumas falhas podem ser esclarecidas com o simples hábito de ler o manual. Ele traz informações importantes para o dia a dia e até dicas para solucionar pequenos problemas. Infelizmente, segundo levantamento informal dos fabricantes, nove em cada 10 donos de automóveis jamais tocaram no manual. Acredite: ele ensina como desatolar, economizar combustível, dirigir com segurança, enfrentar trechos alagados e até lavar o carro sem manchar a pintura.

6. Planeje sua viagem: Com trânsito ou sem, há formas de tornar qualquer viagem mais tranquila. Uma delas é ter alguns aplicativos no celular, tanto aqueles voltados a entretenimento quanto outros mais úteis na hora de traçar rotas e planejar a viagem. E se tiver um copiloto para te auxiliar, melhor ainda.

7. Farol de neblina: Não ligue os faróis de neblina sem necessidade. O CTB informa que sua utilização é permitida apenas para neblina, chuva muito forte ou cerração, como complemento à luz de posição. A utilização do equipamento fora destas condições (na cidade ou rodovia para ampliar a visibilidade) atrapalha aos demais motoristas e pedestres. Também é infração grave, com cinco pontos na CNH e multa. E não se esqueça: andar nas estradas pelo menos com farol baixo agora é obrigatório em qualquer rodovia do Brasil, inclusive durante o dia. Dependendo do modelo e da versão, o motorista também terá à disposição luzes de posição, de iluminação lateral, entre outros. 

8. Freios em dia: Muita gente pensa neles só antes de viajar, mesmo usando-os todo dia. Porém, todo tipo de sistema pede manutenção para funcionar de forma eficaz, e isso se aplica aos freios, que precisam funcionar em situações de emergência. Até porque parar é tão importante quando acelerar! 

9. Acomode bem seu pet: Não se esqueça que transportar animais soltos nos bancos, no colo de alguém ou até mesmo com a cabeça para fora da janela é prática proibida pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Só pode carregá-los com equipamentos próprios de segurança, como cadeirinha, caixa de transporte ou cinto de segurança específicos, sempre em tamanho adequado ao porte de seu pet.

10. Tudo no lugar certo: Se você não vê problema em deixar bagagem solta no interior, saiba que o hábito é perigoso, pode render multa e até mesmo causar ferimentos graves em caso de acidente. Acomode malas, animais e outros objetos da forma correta (e em compartimentos adequados para tal finalidade, se for o caso). Assim você pode viajar de forma segura e sem preocupação.

 

Fonte: Uol Carros.

LIGAMOS PARA VOCÊ

Informe seu telefone de contato para que um de nossos consultores lhe retorne.